Os dividendos, bonificações, juros sobre capital próprio e rendimentos são proventos que ocorrem em função de movimentações de mercado.
A seguir iremos iremos detalhar maiores informações sobre cada um:
Dividendo: É uma porcentagem dos lucros de uma empresa dividida e distribuída entre seus acionistas, em forma de dinheiro e livre de imposto de renda.
Juros sobre capital próprio: O conceito de juros sobre capital próprio é muito similar ao de dividendo, a principal diferença entre eles está na tributação. Ao contrário dos dividendos, no juros faz com que o acionista necessite pagar 15% de imposto de renda sobre o valor recebido.
Rendimento: É o percentual de remuneração do dinheiro aplicado, podendo ser tributado ou não.
Bonificação: É a distribuição gratuita de novas ações aos investidores.
Para calcular estes proventos, acesse o menu Bolsa B3, submenu Proventos e logo após a opção Dividendos, Bonificações, JPC, Rendimentos:
Clique em Registro automático até o mês anterior do ano atual:
Selecione a opção Cadastrei todas as minhas operações e logo após selecione Calcular proventos:
Sua requisição será processada, clique em Entendi e aguarde.
Com este passo a passo, é possível calcular automaticamente os seus proventos todos os meses, mas atente-se de realizar este procedimento somente após ter cadastrados todas as suas operações, pois, caso contrário, o cálculo poderá ficar equivocado.
O cálculo automático mensal funciona da seguinte forma, supondo que estamos no mês de junho, ao clicar para calcular automaticamente os proventos, serão calculados os proventos anunciados até o final de maio. Logo após, o botão de Calcular proventos até X mês de X ano irá desaparecer e aparecerá novamente apenas no próximo mês, e assim por diante.
Demais eventos como subscrição e conversão voluntária precisam ser cadastrados manualmente.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!