Para migrar de outra plataforma para Akeloo é necessário ter em mãos os dados da Carteira (posição em aberto) e os possíveis Prejuízos Anteriores.
O que é a Carteira - Posição Atual
A Carteira Posição Atual é composta pelos ativos que um investidor possui em sua carteira de investimento.
A Posição Atual foi pensada na Akeloo para exibir ao investidor, o nome do ticker, o preço médio e a quantidade total do ativo.
Como cadastrar a Carteira - Posição Atual na Akeloo
Para o cadastro da Carteira - Posição Atual, na Plataforma Akeloo, clique sobre o menu do usuário:
Clique em Custódia inicial:
Preencha:
- Data da posição;
- Corretora que custodia a sua posição;
- Código do ativo;
- Mercado;
- Posição;
- Quantidade;
- Preço médio;
- Clique em Salvar.
Exemplo: Se você quiser importar todas as notas de corretagem a partir do ano de 2021, você deve cadastrar manualmente toda a sua carteira, ou seja, posições em aberto até o dia 31/12/2020. Após cadastrar a sua carteira manualmente na página Configurações, você deve cadastrar eventuais prejuízos que tenha tido, na página Prejuízos Anteriores. Em seguida, importe as notas de corretagem normalmente do ano de 2021.
Prejuízos Anteriores
Os Prejuízos Anteriores são perdas que o investidor obteve com operações em renda variável no passado.
A compensação de prejuízos permite que o usuário, caso tenha prejuízo em um mês ou ano, possa compensá-lo com lucros futuros para descontar em seus impostos a pagar, sem a necessidade de importar as operações. Para prejuízos recentes basta, apenas, importá-los para a plataforma.
Importante: Os prejuízos de anos anteriores precisam ser informados nas declarações de Imposto de Renda, para que sejam passíveis de compensação.
Como cadastrar os Prejuízos Anteriores na Akeloo
Para o cadastro de Prejuízos Anteriores, acesse as Configurações no menu do usuário e clique na aba Prejuízos Anteriores:
Preencha:
- Prejuízo acumulado em Swing Trade;
- Prejuízo acumulado em Day Trade;
- Prejuízo acumulado em FII’s;
- Selecione a data, que a plataforma irá utilizar como referência para apuração do cálculo das operações: Data de Execução ou Data de Liquidação.
Importante: Caso não faça parte da sua estratégia de investimento usar a Data de Liquidação, sempre assinale a opção Data de Execução.
- Clique em Salvar.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!