O Guia de Declaração Anual é uma ferramenta desenvolvida para te auxiliar no momento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). Criamos este passo a passo o mais parecido possível com o programa da Receita Federal, a fim de facilitar e agilizar a sua Declaração.
O que fazer antes de acessar o Guia de Declaração Anual
Antes de utilizar esta ferramenta, sugerimos que certifique-se que todas as suas operações foram cadastradas ou importadas corretamente, e se os proventos do ano base foram calculados na página Dividendos, JCP.
Lembre-se, também, de cadastrar manualmente subscrições e conversões voluntárias, caso haja.
Como são divididas as páginas do Guia de Declaração Anual
O Relatório anual foi dividido em seis páginas:
- Rendimentos Isentos e não tributáveis;
- Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva;
- Bens e Direitos;
- Dívidas e Ônus Reais;
- Renda variável; e
- Fundo imobiliário.
O que fazer após acessar o Guia de Declaração Anual
Após acessar o Guia de Declaração Anual, aconselhamos que acesse o site da Receita Federal e instale o programa IRPF a fim de ganhar agilidade no momento do preenchimento.
Utilize a funcionalidade Copia e Cola no Relatório Anual para evitar possíveis erros de digitação. E realize o preenchimento da sua Declaração de Imposto de Renda Anual.
O que fazer após finalizar o preenchimento da Declaração
Após finalizar o preenchimento, sugerimos que revise os dados e envie a Declaração no Programa da Receita Federal.
Você pode acompanhar o processamento através do Extrato da Declaração do IRPF. Basta gerar um código no site da Receita Federal e acessar o e-CAC para acompanhar o processo.
Importante: É de sua inteira responsabilidade conferir os dados gerados pela Akeloo e preencher corretamente a Declaração Anual. Este passo a passo é apenas uma ferramenta de auxílio.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!